A Apae de Belém,busca no Atendimento Educacional Especializado (AEE), trabalhar o enfoque de sua proposta pedagógica: o desenvolvimento e o progresso do seu público prioritário, no que refere-se aos seus limites intelectuais, pois o aluno com deficiência intelectual deve sair de uma posição de não saber ou de recusa de saber, para se apropriar e ter consciência do que foi construído no seu aprendizado.
Programas desenvolvidos no CAEE:
Faixa etária; de 3 a 5 anos.
Objetivos: Facilitar o desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e habilidades sociais.
Objetivos: Intervir no processo de aprendizagem dos alunos que estão no ensino regular e favorecer aspectos biopsicossocial, proporcionando a interação e autonomia no seu dia a dia.
AS ATIVIDADES NOS ESPAÇOS FAVORECIDAS NESSES PROGRAMAS SÃO:
*Socialização; Psicomotricidade; Concentração e Percepção; desenvolvimento Cognitivo; Arte; Teatro; dança; Atividades Físicas Adaptadas;Natação; Atividades Funcionais; Comunicação; Caminhada e a Balada ( esta última a partir dos 15 anos de idade) .
Objetivos: Oportunizar ações de AVDS e AVPS, contribuindo dessa forma para as habilidades sociais e independência.
A partir dos 23 anos de idade.
Objetivo: Facilitar estímulos de aquisição e preservação de conhecimento e entendimento das situações de vida diária com autonomia e exercício de sua cidadania.
AS ATIVIDADES NOS ESPAÇOS FAVORECIDAS NESSES PROGRAMAS SÃO:
Atividade Funcional; Estimulação Sensorial; Estimulação Cognitiva; Psicomotricidade Relacional; Atividades Físicas Adaptadas; Natação; Arte ; Música;oficinas terapêuticas( confecção de artesanato com garrafas PET, pintura em tecidos, garrafas,vidros, reciclagem de objetos e tapetes); Oficina da Memória; Caminhada e a Balada
O s programas estão divididos em grupos por atendimentos e faixa etária com atividades específicas atendendo as particularidades dos usuários bem como os atendimentos de apoio:Informática assistiva, brinquedoteca( específica do Programa do Desenvolvimento Infantil) , natação e na área da saúde: Fonoaudiológia, Terapia Educacional, Fisioterapia , Nutrição, Médico, Odontológia, Assistência Social e Psicologia.
TEATRO:
objetivo o desenvolvimento artístico da Pessoa com Deficiência Intelectual, aformação de um grupo de teatro da APAE de Belém. Bem como a iniciação teatral oferecida para os usuários com até 15 anos de idade, visando a descoberta de novos atores. Permitindo também a ampliação de sua expressão corporal e oral incentivando a criação e dando oportunidade à Pessoa com Deficiência Intelectual mostrar seus talentos e habilidades.
DANÇA:
Tendo os mesmos objetivos inerentes ao espaço de teatro, a dança visa promover o conhecimento básico das técnicas de dança, através de exercícios direcionados e improvisação, permitindo a criação por parte da Pessoa com Deficiência Intelectual identificando assim habilidades e potencialidades na dança Moderna – Contemporânea; Balllet Clássico; e o grupo de Dança Profissional da Apae CORPO EM MOVIMENTO.
MÚSICA:
Favorecer a percepção sonora e as propriedades do som de forma a desenvolver o caráter cognitivo, instrumentação musical (percussão, corneta e flauta doce), perceber o ritmo musical e andamento para auxiliar na coordenação motora e notação musical, de forma que desenvolva também a prática de improvisação e de banda marcial.
OFICINA DA MEMÓRIA:
Este instrumento é efetivado com o público do programa maturidade Saudável de pessoas com Deficiência Intelectual visando a qualidade de vida dessas pessoas e seus familiares, através de atividades que estimulem as funções cognitivas ou mentais (memória, concentração, raciocínio, inteligência, criatividade) e a propriocepção; integração social; Reforçar a autoestima, o autoconceito, e a autoimagem; exercitar a percepção de si e do outro; promover a ativação corporal, bem como o favorecimento da expressão das habilidades e potencialidades.
BALADA:
Esta atividade ocorre uma vez por mês, mais especificamente a última sexta-feira, no Auditório da Apae de Belém, a Balada POP, para os usuários com faixa etária a partir dos 15 anos de idade, que tem esse momento para experimentar as danças do momento, músicas, ritmos e a socialização com seus colegas de atendimentos objetivando momentos de lazer, descontração,interação social, autonomia, autogestão e independência nesse espaço social.