Em 1954, os diplomatas estadunidenses Beatrice e George Bemis chegaram ao Brasil e não encontraram nenhuma instituição que acolhesse seu filho com síndrome de Down. Esse fato despertou neles uma forte vontade de lutar pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual, o que resultou na criação da primeira Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no dia 11 de dezembro daquele ano, na cidade do Rio de Janeiro.
Desde então, 11 de dezembro é celebrado como o Dia Nacional das Apaes, instituído oficialmente em 2001, sendo uma data de grande importância para o Movimento Apaeano.
Hoje, 70 anos completos, a APAE se consolidou como um dos maiores movimentos de defesa de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no mundo. Com mais de 2200 unidades em todo o Brasil, a entidade continua se expandindo, fortalecendo parcerias com órgãos públicos, entidades privadas e a sociedade em geral. Sua atuação abrange áreas como saúde, educação e assistência social, sempre promovendo os direitos das pessoas com deficiência e combatendo o capacitismo.
A APAE Belém atende, em média, 500 usuários por ano, com mais de 70 mil atendimentos anuais. Para manter esse trabalho essencial, a APAE depende de doações. Cada contribuição é uma chance de oferecer mais inclusão, cuidado e esperança para quem mais precisa. Junte-se a essa corrente do bem!