A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou, na manhã de hoje (12), no Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Pará (UFPA), do I Festival Desportivo de Inclusão Social. A Fundação Pestalozzi do Pará também foi convidada para participar do evento.
A ação faz parte do Projeto Acessibilidade e Diversidade no Espaço Universitário: compromisso e responsabilidade com os discentes do ICSA/UFPA, que tem como objetivo acolher, escutar e acompanhar alunos em situação de vulnerabilidade e com algum tipo de deficiência.
Além disso, proporciona discussões e reflexões acerca da diversidade no ambiente universitário, valorizando as diferenças.
O professor de educação física da APAE Belém, Jessé Vitor, falou da importância dessas ações. O intuito dessas ações é fomentar a prática esportiva de alunos universitários com deficiência e assim incentivar esses alunos a procurarem espaços dentro da Universidade para a realização de atividades de desporto, como também proporcionar aos nossos usuários/alunos, da APAE Belém, a possibilidade da interação com alunos do curso de Educação Física da UFPA. Outro ganho notável com a realização desses encontros está relacionado as parcerias acordadas no âmbito do ensino e pesquisa em prol da pessoa com deficiência.