O mês de julho é conhecido como verão amazônico e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém tem promovido uma serie de atividades alusivas ao período.
Os usuários e familiares participaram de atividades externas, no Porto Futuro, em Belém. A equipe desenvolveu a ação para faixas etárias distintas, com o objetivo de estimular habilidades importantes, como a comunicação, socialização, coordenação motora, além do cognitivo e da parte sensorial.
“Correr descalço na grama, subir e descer em escorregadores, escalar estruturas, se molhar em piscinas ou fontes são atividades que não apenas entretêm, mas também ajudam a melhorar a coordenação motora, a força muscular e a resistência física”, destacou a equipe.
A ação também promove experiências de explorar e aprender formas lúdicas e prazerosas, o que garante o aprendizado sensorial com o desenvolvimento motor e social. Além disso, as atividades permitem que as crianças interajam entre si, desenvolvendo habilidades sociais importantes, como cooperação e resolução de conflitos.
“A importância das atividades ao ar livre para crianças é imensa. Não se trata apenas de tirar as crianças de dentro da sala terapêutica, mas de oferecer-lhes novas experiências que possibilitem explorar, tocar, ouvir, sentir e vivenciar o mundo ao seu redor. A infância precisa ser marcada por brincadeiras, além de aprender e participar socialmente do mundo”, concluiu as profissionais.