A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém brilhou na VII edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, realizada na última sexta-feira (25), no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Ciaba), da Marinha do Brasil. A instituição conquistou diversas medalhas, reforçando o protagonismo de seus atletas e o compromisso com a inclusão por meio do esporte.
A APAE Belém participou de todas as modalidades do evento: natação, atletismo, bocha, futsal e tênis de mesa. As disputas foram marcadas por emoção, dedicação e o entusiasmo do público presente. Familiares e demais profissionais da Instituição estiveram nas arquibancadas e ao lado das quadras incentivando cada atleta com entusiasmo.
Além do esforço dos atletas, o sucesso da delegação é resultado de um intenso trabalho de preparação física e emocional. Durante os últimos meses, os competidores passaram por treinos regulares com professores de educação física. Todo o processo foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pedagogos e outros profissionais da APAE.
As Olimpíadas Especiais das Apaes são uma celebração do potencial e da capacidade das pessoas com deficiência intelectual. O evento não apenas promove a prática esportiva, mas também estimula a convivência social, o respeito às diferenças e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Com mais essa conquista, a APAE Belém reafirma seu papel essencial na promoção de direitos e na valorização das pessoas com deficiência, por meio de ações que unem cuidado, educação e cidadania.