A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém conquistou três medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2023, que foi realizado em Belém. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é o maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência.
A APAE Belém conquistou três medalhas. O atleta João Felipe alcançou o terceiro lugar geral na natação, nas categorias costa e peito. Já o esportista Fernando Bruno, da modalidade Bocha, obteve a medalha de bronze na classe BC3. O usuário Yan Moraes, da natação, também participou da competição, mas sem classificação.
Em 2023, as Paralimpíadas Escolares devem receber cerca de 1.800 atletas, oriundos de todas as 27 unidades federativas do país, sendo a maior quantidade da história da competição. Na etapa regional, em Belém, mais de 490 atletas, dos estados do Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Amapá, participaram das modalidades de atletismo, bocha e natação.
HISTÓRICO
As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47), bicampeão paralímpico e tri mundial; o jogador de goalball, Leomon Moreno, prata nos Jogos de Londres 2012, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016 e prata nos Jogos de Tóquio 2020, entre outros.