A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, promove a emissão de título eleitoral para pessoas com autismo e síndrome de down em Belém.
O objetivo central é estimular a cidadania e, acima de tudo, a inclusão social das pessoas com deficiência em geral. “A ação de votar é um direito de todos nós, cidadãos, inclusive das pessoas com deficiência, que muitas das vezes são esquecidas e excluídas da sociedade. A Lei Brasileira de Inclusão é muito clara nesse aspecto, as pessoas com deficiência têm assegurado o direito de participar ativamente da vida pública e política em igualdade de condições. Podem votar, elegendo livremente os representantes e serem votadas, inclusive se candidatar para desempenhar funções públicas em todos os níveis de governo. Só teremos, efetivamente, políticas públicas voltadas para esse público, quando eles estiverem exercendo cargos no legislativo, por exemplo”, destacou o presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho.
A equipe, bem como usuários e familiares, foram recepcionados pela presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, que agradeceu a presença da APAE Belém e se colocou à disposição para firmar parcerias entre as Instituições.
Além de Belém, a emissão aconteceu nos municípios de Altamira, Ananindeua, Breves, Bragança, Capanema, Marituba, Castanhal, Marabá, Santarém, Redenção e Parauapebas.
A ação é alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Autismo, lembrado no próximo sábado (2). Durante toda semana, a APAE Belém vai desenvolver diversas atividades alusivas a data, envolvendo usuários e famílias.