Em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu, na última quinta-feira (23), vacinação aos usuários.
Mais de 100 crianças e adolescentes participaram da imunização e puderam atualizar a caderneta de vacinação.
GARANTIA E DIREITO
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), meninos e meninas de 0 a 18 anos devem ter seus direitos à vida, saúde, alimentação, educação, dignidade, respeito e assistência, garantidos por toda a sociedade. Entre esse conjunto de direitos e normas está também a garantia do acesso à vacina.
O parágrafo 1º do artigo 14 do ECA estabelece como “obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. A imunização exerce papel fundamental na saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes.
QUEDA NA IMUNIZAÇÃO
Nos últimos anos, o número de imunizados caiu no Brasil. Em 2021, a taxa de vacinação esteve em cerca de 60%. A imunização é fundamental para prevenir doenças graves que podem ser evitadas com a vacina correta.
A APAE Belém, como entidade de garantia de diretos, sempre promove parceria com órgãos de saúde para disponibilizar vacinas como BCG, tetraviral, tríplice bacteriana acelular, HPV e outros.