Mulheres, profissionais e atendidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participaram, na Praça Brasil, em Belém, de uma ação que encerra as atividades da campanha do Outubro Rosa.
A ação, que contou com exercícios de alongamento, caminhada e aula de dança, marca a campanha de conscientização, sensibilização e alerta para o câncer de mama. O evento contou com a participação da professora de educação física Sabrina Araújo.
“Foi uma ação que envolveu tanto a família como os atendidos, momento este que proporcionou o fortalecimento dos vínculos familiares, que é muito importante no desenvolvimento de todos. Além, claro, destacar que a saúde da mulher é um tema muito importante e que deve ser lembrado sempre, para além deste mês. Esse é um recado claro e direto, da importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, destacou a equipe psicossocial da APAE Belém, responsável pela ação.
OUTUBRO ROSA – O mês de consciencialização só começou na década de 90, nos Estados Unidos. Após a campanha ser aprovado no Congresso Americano que a campanha foi reconhecida nacionalmente. No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais. A primeira campanha só aconteceu em 2002, com a iluminação com luzes cor de rosa, no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram diagnosticados, em 2020, mais de 2,2 milhões de casos de câncer de mama. A doença é a que mais atinge pessoas no mundo, com 11,7% do total de todos os cânceres estimados.