A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou no último final de semana de ações em alusão ao Dia Mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA), lembrado no dia 2 de abril.
No sábado (9), os usuários da APAE e da comunidade do bairro da Cabanagem, participaram na Usina da Paz, da aula prática de gastronomia, com a produção de biscoito.
As professoras do Atendimento Educacional Especializado da APAE, Bruna Machado e Albéria Vilaça, acompanharam os adolescentes para a atividade. A aula teve duração de uma hora e os alunos foram supervisionados pelos responsáveis.
“Promover a inclusão dos nossos alunos em todos os contextos, seja educacional ou de cidadania, é fundamental. A nossa luta é essa, pela garantia dos direitos deles e ter o governo como parceiro é maravilhoso. Foi uma manhã de muita alegria”, pontuou a professora Bruna.
Também no sábado (9) e no domingo (10), a APAE Belém participou, a convite da Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa), da Feira TEAlentos, na Praça Porto Futuro, em Belém.
Na Feira, os expositores levaram diversos produtos artísticos. A APAE Belém levou guardanapos de mesa, panos de copa pintados à mão, porta guardanapo para mesa posta, lápis decorados, tiara, biscoitos de castanha do Pará, corrente de celular, brigadeiro de colher, chaveiros personalizados e camisas estampadas. As produções são realizadas, pelos alunos, no espaço de Artes Visuais e Espaço Produtivo APAE Belém.
“Um dos melhores caminhos para a socialização das pessoas com deficiência, na perspectiva do processo inclusivo que tanto as instituições de interesse social como as APAEs preconizam e há mais de 60 anos defendem, é dar oportunidade para que essas pessoas possam mostrar seus trabalhos, aqui no caso, manuais artesanais e outros, com produção própria e participar da comercialização e venda desses produtos. A Feira TEAlentos é um espaço que atende essa premissa e a APAE Belém está muito feliz de poder participar do evento”, afirmou o presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho.