A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém deu início às comemorações de 60 anos da Instituição. O evento, realizado na última quinta-feira (19), lançou o selo comemorativo de 60 anos do Movimento Apaeano no estado do Pará, a partir da fundação da APAE Belém. A cerimônia reuniu técnicos, colaboradores, diretores, representantes de diversas APAEs do Estado, além de entidades parceiras.
No início da solenidade, foi exibido um vídeo, com a evolução da Associação ao longo dos anos e destaque aos usuários. Na ocasião, foi evidenciado a importância dos que escreveram as primeiras linhas da história, pontuando conquistas e realizações.
"Sinto-me privilegiado por estar vivendo este momento memorável do Movimento Apaeano em Belém, no Pará e no Brasil. A APAE Belém foi a 12º instituição filiada à Federação Nacional das APAEs e celebrar seus 60 anos de fundação é, principalmente, honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer um grande sonho, um grande projeto, enfim, essa realidade em que se transformou a nossa instituição, ao mesmo tempo em que, muitas vezes, em confronto de ideias, precisamos defendê-la em seus princípios para podermos alcançar os nossos objetivos, direcionados sempre para a comunidade a quem a APAE Belém serviu e continua servindo", expressou o presidente da APAE Belém, Emanoel O' de Almeida Filho.
Ainda em sua fala, Emanoel destacou os serviços oferecidos. Hoje, a APAE oferece, por mês, mais de 7 mil atendimentos na área de terapia e saúde no Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (CAMS) e cerca de 380 alunos frequentam o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Na área de assistência social, mais de 3 mil atendimentos são realizados em programas que englobam desporto, arte, cultura , envelhecimento e a escuta individualizada.
O presidente ressaltou ainda a importância de ter uma equipe com profissionais capacitados. "Atualmente contamos com uma boa estrutura física edificada para atendimento, e são, em média, 120 profissionais capacitados e sempre em constante busca por conhecimento, em sua grande maioria pós-graduados, o que nos enche de orgulho e faz com que possamos oferecer o melhor atendimento possível a quem nos procura. Temos um Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino (IDIPE APAE Belém) que é responsável pelo incentivo à capacitação e qualificação dos nossos profissionais, além de elo entre a APAE Belém e a Academia. Mantemos parcerias com quase todas as Instituições de Ensino Superior em Belém e com algumas de outros Estados da Federação e são dezenas de estudantes que circulam diariamente pela instituição em seus estágios", destacou.
Emanoel destacou ainda a criação da Rádio e TV APAE Belém, uma inovação na forma de comunicar, em que a programação tem o protagonismo das pessoas com deficiência, que são os principais apresentadores dos programas veiculados.
Ao final, o selo comemorativo dos 60 anos da APAE Belém foi apresentado a todos os convidados.