APAE Belém apresenta espetáculo de dança "Batuque" na 1ª Mostra Inclusiva da Fundação Cultural do Pará.
A grupo de dança Corpo e Movimento, da APAE Belém, foi um dos destaques da 1ª Mostra de Dança Inclusiva, promovida pela Fundação Cultural do Pará, por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, no Youtube. O espetáculo “Batuque”, apresentado por usuários da APAE Belém, está disponível na internet.
A coordenadora do grupo de dança Corpo e Movimento, Gemille Sales, comemorou o convite. “Para nós, ser um dos grupos de dança selecionados pela Fundação Cultura do Pará foi motivo de muito orgulho. É a oportunidade de levar nossas apresentações para além da casinha de pais e amigos da APAE e mostrar nosso trabalho para outros públicos”, disse.
Na mostra, participam dançarinos usuários de cadeiras de rodas, com deficiência visual, com Síndrome de Down, TEA e também sem deficiência aparente. A intenção é mostrar que todas as pessoas são capazes de dançar e de desenvolver habilidades artísticas diferenciadas.
A Mostra de Dança Inclusiva surgiu a partir de uma reunião da coordenação de artes cênicas do Curro Velho, onde se percebeu a necessidade de um evento voltado para pessoas com deficiência, com o objetivo de incentivar a inclusão social. A previsão é que, nos próximos anos, o festival seja realizado presencialmente - e ampliado, com programações como oficinas, palestras e apresentações.