A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (APAE Belém) marcou presença na manhã desta sexta-feira (21) na Green Zone da COP30, realizada no Parque da Cidade. A instituição integrou o painel “Autismo, inclusão e justiça climática no Brasil”, que discutiu os desafios enfrentados por pessoas com deficiência diante dos efeitos cada vez mais evidentes das mudanças climáticas.
Convidada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, a APAE Belém foi representada pela gerente do IDIPE e psicóloga Louise Escócio. Ela dividiu a mesa com Flavia Marçal, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/PA, representantes do Grupo Mundo Azul, e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivana Melo, que também contribuíram com reflexões sobre acessibilidade, cuidado, políticas públicas e adaptação climática.
O painel reuniu colaboradores, usuários da instituição e familiares, que acompanharam as discussões no estande de Direitos Humanos da COP30. O encontro reforçou a urgência de incluir pessoas com deficiência no debate climático, garantindo que estratégias de mitigação e adaptação considerem as necessidades específicas desse público.
Ao participar do evento, a APAE Belém reafirma seu compromisso com a defesa de direitos, a inclusão e a promoção de espaços de diálogo em temas que impactam diretamente a vida das pessoas com deficiência.