A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou, no último domingo (21), do Congresso Amazônia para Todos: Caminhos Inclusivos, realizado no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. O convite para integrar o evento partiu da Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (SEMIAC).
A APAE Belém foi representada pela gerente do Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino (IDIPE), Louise Escócio. O congresso teve como objetivo promover o diálogo, a troca de experiências e a construção de estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de inclusão na região amazônica.
O evento reuniu gestores públicos, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, estudantes, pessoas com deficiência e seus familiares, criando um espaço amplo de discussão sobre temas fundamentais como saúde, educação, acessibilidade, empregabilidade, mobilidade urbana e participação social.
No domingo, a programação contou com a Conferência Magna “Do Ser ao Pertencer”, ministrada por Ivan Baron. Influenciador, palestrante e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, Ivan é uma das principais referências nacionais na luta anticapacitista. Com paralisia cerebral, ele transforma sua vivência em conteúdo potente, acessível e informativo nas redes sociais, utilizando linguagem popular, bom humor e informação de qualidade para conscientizar e mobilizar a sociedade. O Congresso ainda contou com a atração cultural inclusiva do Grupo Toca Down.
A participação da APAE Belém no congresso reforça o compromisso da instituição com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva para todos.