“É um momento histórico para todos nós”, foi assim que as entidades, presentes na noite da ultima quinta-feira (17), no Auditório Don Vicente Zico, no Centro Social da Nazaré, destacaram o anúncio da Romaria da Acessibilidade, a mais nova procissão do Círio em 2023.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou do lançamento da Romaria com a presença da presidente, Iza Feio de Paiva, do diretor de patrimônio, Emanoel O’ de Almeida Filho, da diretora social, Carla Barral O’ de Almeida, e da gerente do Centro Especializado de Assistência Social, Ana Carolina Salomão.
“O que estamos fazendo aqui é um marco histórico para a luta das pessoas com deficiência e famílias. A Romaria da Acessibilidade nada mais é que uma grande mobilização de entidade, que se reuniram para a construção de uma procissão que oportunizasse acesso das pessoas com deficiência a um dos momentos mais importantes para o povo do Pará, que é o Círio de Nazaré”, destacou a presidente.
De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a Romaria é uma demanda das organizações de luta das pessoas com deficiência. “Quando fomos provocados sobre a demanda, vimos a necessidade desse grupo também prestar sua devoção mariana, disse Antônio Salame, coordenador da DFN.
A ROMARIA
A Romaria da Acessibilidade será a 14ª procissão do Círio de Nazaré e está marcada para acontecer no dia 21 de outubro, sendo a penúltima romaria da festa mariana.
A procissão terá saída da Praça Santuário e seguirá pelos seguintes trechos: Passagem Dom Alberto, Av. Generalíssimo Deodoro, Av. Braz de Aguiar, Tv. Quintino Bocaiúva e volta para o bairro de Nazaré, seguindo até a Brasília de Nazaré.