A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu algumas ações alusivas à campanha Outubro Rosa, movimento de conscientização para o combate ao câncer de mama, realizado anualmente em todo o mundo.
Voltada para as famílias e colaboradores, as ações contaram com palestras sobre a prevenção ao câncer de mama. Funcionários também vestiram e usarem acessórios na cor rosa para demostrar o apoio e engajamento à campanha.
Para abordar o tema, a colaboradora da APAE Belém, Gemille Sales, contou sobre a descoberta da doença, diagnosticada em 2018. Além disso, esclareceu dúvidas das pessoas presentes.
“Nossa intenção é que familiares, amigos, a maioria das pessoas saibam que podem lutar por atendimento médico, apoio psicológico, exames e que a prevenção pode identificar um diagnostico precoce, o que aumenta consideravelmente as chances de cura. Devemos destacar também a importância de hábitos saudáveis e, claro, o autoexame é extremamente necessário, além da mamografia”, destacou.
OUTUBRO ROSA– O mês de consciencialização só começou na década de 90, nos Estados Unidos. Após a campanha ser aprovado no Congresso Americano que a campanha foi reconhecida nacionalmente. No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais. A primeira campanha só aconteceu em 2002, com a iluminação com luzes cor de rosa, no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram diagnosticados, em 2020, mais de 2,2 milhões de casos de câncer de mama. A doença é a que mais atinge pessoas no mundo, com 11,7% do total de todos os cânceres estimados.