Em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu palestras para às famílias da instituição.
A primeira palestra foi sobre o auxílio inclusão, benefício que pode ser usado para a inserção no mercado de trabalho sem perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O palestrante, advogado Carlos Henrique Froes, membro da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, da OAB Pará, tirou todas as dúvidas das famílias.
“De acordo com a Lei regulamentada, tem direito a receber o auxílio-inclusão as pessoas com deficiência que recebem BPC. No caso do BPC, é necessário que o benefício esteja ativo, suspenso ou cessado nos últimos 5 anos imediatamente anteriores ao início da atividade remunerada, ou suspenso por ingresso ao mercado de trabalho. Isto significa que eles irão receber o benefício enquanto estiverem empregadas. Receberão juntamente com a remuneração, com valores que serão somados”, destacou o advogado.
Outra palestra importante foi sobre educação financeira, em parceria com a Sicoob. Na ocasião, a palestrante destacou temas importantes sobre planejamento financeiro pessoal, investimentos conscientes e dicas básicas para economizar.
Para a gerente do digital da Sicoob, Karina, Goes, a iniciativa é bastante importante, pois dá oportunidade as pessoas compreenderem temas como economia, algo tão importante atualmente.
“Nossa intenção é conscientizar essas pessoas, que se deparam com problemas financeiros como qualquer outra pessoa. Precisamos inserir mais informações de gestão financeira e essas orientações são ricas para saberem o funcionamento dos negócios, finanças e de práticas econômicas que de um modo geral já fazem parte da realidade deles”, destacou a palestrante.