A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém recebeu, na semana passada, a visita de Diego Matheus de Menezes, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A vinda do especialista à capital paraense marca o início da segunda fase da pesquisa sobre o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), que tem como objetivo avaliar o impacto e o funcionamento do programa em diferentes regiões do país.
Nesta etapa da pesquisa, foram selecionadas quatro instituições por região do Brasil para uma análise aprofundada das experiências, desafios e resultados alcançados por meio do PRONAS/PCD.
Durante a visita, o pesquisador realizou entrevistas com as equipes gestoras da instituição, com o intuito de coletar informações qualitativas sobre o funcionamento das ações apoiadas pelo programa, bem como sobre o impacto na vida dos usuários atendidos.
Participaram da entrevista:
• Fabíola Negreiros, gerente geral da APAE Belém;
• Fanny Vianna, gerente do Centro Multidisciplinar de Saúde;
• Liliany Kemper, gerente do Centro Especializado de Assistência Social;
• Louise Escócio, gerente do Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino.
A pesquisa, conduzida pela Fiocruz, representa um passo importante para compreender a efetividade das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência, e o papel das instituições parceiras, como a APAE, na promoção da inclusão e no acesso à saúde especializada.