A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém recebeu, recentemente, representantes do Projeto Singular, uma iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ), do Centro Universitário do Pará (CESUPA). O projeto, que reúne estudantes e profissionais de diversas áreas – como Medicina, Psicologia, Enfermagem, Direito e Fisioterapia –, tem como objetivo oferecer suporte integral a pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo inclusão e cidadania.
Durante a visita, os universitários e profissionais conheceram as demandas e desafios enfrentados pelos assistidos pela APAE, além de fortalecer a parceria entre instituições de ensino superior e a comunidade. A ação reforça o compromisso de ambas as organizações em construir uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.
O Projeto Singular
Com um enfoque multidisciplinar, o Singular oferece:
• Ações de saúde (atendimentos médicos, fisioterápicos e psicológicos);
• Apoio jurídico (orientação sobre direitos e políticas públicas);
• Orientação social (acolhimento e suporte às famílias).
A proposta é garantir que os serviços cheguem de forma acessível e humanizada, transformando a realidade de quem mais precisa.
Para a APAE Belém, a parceria representa um importante passo na ampliação do atendimento especializado. Já para os alunos do CESUPA, é uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento acadêmico, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e engajados.
A expectativa é que novas ações conjuntas sejam realizadas, ampliando o impacto positivo na vida das pessoas com deficiência na região.