A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou, na última quarta-feira (17), da cerimônia de encerramento da primeira fase da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, promovida pela Prefeitura Municipal de Belém e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
O evento foi dedicado aos profissionais e voluntários que trabalharam ao longo dos meses da campanha, além dos parceiros que possibilitaram capilaridade e logística para atender os cidadãos de Belém, no período de 19 de janeiro de 2020 a 12 de novembro de 2021.
Na ocasião, a APAE Belém recebeu uma placa de reconhecimento pela parceria assumida na primeira fase da campanha. A instituição foi ponto de vacinação para pessoas com síndrome de Down e pacientes renais crônicos e transplantados, em abril deste ano.
“Quero agradecer esse reconhecimento da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Belém. A vacinação teve um papel determinante para que se zerasse a ocupação dos leitos municipais de covid-19, permitindo com que o sistema de saúde fosse desafogado, após um período crítico. Estivemos junto à Sesma, que atendeu ao apelo da APAE e incluiu pessoas com síndrome de Down nos grupos prioritários da vacinação. A APAE Belém estará sempre à disposição.”, destacou o presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida.
Dados da vacinação - Durante esse período foram vacinados na capital com a primeira dose 1.139.598 pessoas, correspondendo a 75,6% da população total da cidade, calculada em 1.506.420 pessoas, e a 88,6% da população vacinável, estimada em 1.285.716 (pessoas com 12 anos ou mais).
Foram vacinadas, também nesse período, com as duas doses, 1.035.503 pessoas, correspondendo a 68,7% da população total e a 80,5% da população vacinável. Além disso, foram imunizadas com a terceira dose 182.632, correspondendo a 73,2% da população vacinável.