A manhã do último sábado (20) foi de esporte e celebração na sede da Tuna Luso Brasileira, em Belém. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
De acordo com o professor de educação física da APAE Belém, Jessé Vitor, eventos assim fortalecem a inclusão e integração nas práticas esportivas. “Quero agradecer o convite e ressaltar que ações nessa magnitude fazem com que a gente incentive o esporte e as atividades físicas em todos as etapas da vida, sempre com muita igualdade e respeito”, destacou.
Neste ano, o Festival estreou um novo formato, com a realização de duas etapas em uma única temporada. No último sábado, todos os 27 estados da federação participaram, com mais de 21 mil crianças e jovens, com e sem deficiência, com diversas atividades que simularam modalidades paralímpicas, tornando-se o maior até o momento. A segunda edição está marcada para o dia 23 de setembro, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).
O EVENTO
A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.