A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém está promovendo, por meio da equipe multidisciplinar do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (CAMS), uma série de atividades alusivas ao período de férias, que é conhecido como verão amazônico.
A equipe multidisciplinar está desenvolvendo atendimento integrado na piscina. A ação contempla programa da estimulação precoce, faixa etária de 0 a 5 anos, nos dois turnos, manhã e tarde.
“Sabemos o quanto as atribuições do dia-a-dia preenchem o tempo e os cuidadores não se percebem. Esse é um momento de fortalecer os vínculos dos profissionais com as famílias e crianças, cuidar do cuidador, estimulamos e cuidados dos atendidos. Além disso, a atividade valoriza a participação da família na construção do aprendizado das crianças, bem como busca autonomia e autogestão”, destacou a equipe multidisciplinar.
As atividades desenvolvidas na terapia aquática englobam diferentes áreas, como terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. “A dinâmica desenvolvida proporciona à criança experiencias lúdicas, com estimulação dos aspectos motores, sensoriais, de comunicação, habilidades sociais, entre outros. É importante destacar a participação da família nesse processo terapêutico para alcançar os objetivos que propomos”, ressaltaram os profissionais.
Ao longo do mês de julho, várias outras atividades serão desenvolvidas, com diferentes faixas etárias e objetivos.