Nesta terça-feira (23), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou de uma audiência promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor. Audiência Pública intitulada. O evento, intitulado "Educação Inclusiva nas Escolas Particulares de Belém", ocorreu no auditório Nathaniel Farias Leitão, em Belém.
O objetivo desta oitiva foi fomentar o diálogo entre os órgãos de defesa do consumidor e dos direitos da pessoa com deficiência, além de entidades, instituições, profissionais da área da educação e a comunidade em geral. Essa iniciativa visou discutir e buscar soluções para a efetiva implementação da educação inclusiva nas escolas particulares da região.
A Audiência contou com a participação de representantes dos conselhos de educação, bem como de outros setores da sociedade. Palestrantes especializados na temática da inclusão educacional compartilharam suas experiências e conhecimentos, contribuindo para enriquecer o debate e promover uma reflexão profunda sobre os desafios e as melhores práticas para garantir o acesso equitativo à educação para todos os estudantes, independentemente de suas condições.
A APAE Belém contou com a participação de professores, técnicos e demais colaboradores, além da palestra do presidente da Federação das Apaes do Estado do Pará, Emanoel O’ de Almeida Filho, que discursou sobre o “credenciamento da APAE para prestar apoio em Atendimento Educacional Especializado as partir de convênio com escola.”