A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu um treinamento de brigada de incêndio e primeiros socorros. A capacitação voltada para os colaboradores da Instituição foi realizada nos dias 6 e 7 de janeiro e envolveu 20 profissionais, no turno da manhã e tarde.
O conteúdo, com aulas teóricas e práticas, obedece à Norma Brasileira (NBR) 14.276 e à Instrução Técnica (IT) 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
“O curso de treinamento atende às recomendações do Corpo de Bombeiros. A equipe contou com orientações contra princípios de incêndio e primeiros socorros, e vai auxiliar e proteger outros profissionais, atendidos e familiares. Além disso, vai contribuir na propagação dessa cultura de prevenção na própria comunidade”, destacou a gerente do departamento de pessoa, Deuza Sarmento.
BRIGADA DE INCÊNDIO
A brigada de incêndio é um grupo formado por funcionários da empresa, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate a incêndio promovidas pela organização.
Ações preventivas contra incêndios são fundamentais nas instituições, independentemente dos riscos e da natureza das atividades desempenhadas. O número de brigadistas é estabelecido pela legislação específica de cada estado.
PRIMEIROS SOCORROS
O curso de primeiros socorros oferece conceitos básicos para atendimentos comuns, como parada cardiorrespiratória, engasgo de bebês, fraturas, queimaduras, entre outros.
O objetivo do curso consiste na assistência médica imediata a uma pessoa, não só no dano físico ou doença, mas também no atendimento inicial, até a chegada dos profissionais do SAMU ou do Corpo de Bombeiros