Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu o Cine Clube APAE, ação desenvolvida na Semana de Visibilidade da Pessoa com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é alusiva ao mês da Síndrome de Down e Autismo, março e abril, respectivamente.
Em parceria com Marco Antônio Moreira, doutor em arte e crítico de cinema, a ação contou com a exibição do documentário ‘Unidos Venceremos o Preconceito – Histórias de Superação’, de Romeu Neto e Alexandre Baena.
A presidente da APAE Belém, Iza Feio, destacou a importância das ações. “Toda essa programação foi pensada pra nossa Comunidade Apaeana, vocês são o motivo de tudo isso. Quero destacar também, a dedicação da nossa equipe técnica, que fomenta essas atividades, partindo de uma demanda das próprias famílias”, destacou.
O Cine Clube APAE, que contou com o projeto piloto durante a Semana de Visibilidade, vai se tornar uma ação fixa, com sessões de cinema para usuários e familiares.
“Eu acredito que a arte muda o mundo e o cinema é uma dessas artes. Ele é uma grande ferramenta de educação, além de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico. Produzir um Cine Clube, aqui na APAE, vai proporcionar, para as pessoas com deficiência, acesso a grandes produções locais e mundiais”, pontou Marco Antônio Moreira.