A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma importante ação educativa dedicada a usuários e familiares, com foco na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya.
O evento, pensado pelo Programa de Autogestão e Autodefensoria, em parceira com o Programa de Envelhecimento, teve como objetivo principal informar e conscientizar a comunidade sobre os riscos e medidas preventivas dessas doenças, bem como esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Uma representante da equipe de educação e saúde da Secretaria de Saúde esteve presente para ministrar palestras e interagir com o público, abordando diversos aspectos relacionados às doenças, incluindo sintomas, formas de transmissão, medidas de prevenção e tratamento adequado.
Além disso, foram destacadas as medidas simples, mas eficazes, que cada indivíduo pode adotar para prevenir a proliferação do mosquito, como eliminar recipientes que acumulem água parada, manter caixas d’água e outros reservatórios de água devidamente tampados e utilizar repelentes e inseticidas.
A parceria entre a Secretaria de Saúde e a APAE Belém demonstra o compromisso das instituições em promover a saúde e o bem-estar da população, por meio de iniciativas educativas que visam prevenir e controlar doenças tão relevantes para a comunidade local.