No Setembro Verde, o Mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência, conheça três formas de acessibilidade que têm como objetivo garantir a autonomia dessas pessoas.
1. Acessibilidade atitudinal
É sobre a atitude adotada por pessoas sem deficiência no tratamento das pessoas com deficiência. Isso passar por colocar fim em termos capacitistas, preconceitos e estigmas. Uma boa forma de promover esse tipo de acessibilidade é usar o termo “pessoa com deficiência” ao invés de “deficiente” e não tratar a pessoa com deficiência como “coitadinho”, por exemplo.
2. Acessibilidade arquitetônica
Aqui tratamos da adequação dos espaços públicos para eliminar barreiras físicas que impedem o acesso de todos os indivíduos. Exemplos: rampas, elevadores e banheiros adaptados e calçadas com piso tátil.
3. Acessibilidade metodológica
Diz respeito à queda de barreiras nas metodologias de ensino. Exemplo: quando professores realizam trabalhos e atividades com o uso de recursos de acessibilidade para alunos com deficiência. É também muito presente em ambientes corporativos, na análise dos postos de trabalho adequados aos profissionais com deficiência