O Programa de Autogestão e Autodefensoria da APAE Belém tem como objetivo favorecer o desenvolvimento dos alunos em diferentes aspectos, para que alcancem sua autogestão e consigam realizar seus deveres e a autodefesa de direitos, tornando-se cidadãos conscientes e ativos.
Para tanto, são oferecidas orientações e atividades que possibilitam aos alunos a construção de conhecimentos e habilidades para o exercício da autonomia, promovendo participação em diferentes contextos sociais, a fim de lhes possibilitar experiências reais de vida em que possam fazer escolhas, expressar ideias, desejos, manifestar-se por meio de diferentes linguagens, exercendo sua cidadania.
O Autodefensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da APAE, sugerindo ações de aperfeiçoamento. Ele é o porta voz de seus companheiros diante à diretoria da instituição e à sociedade. É mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia. A eleição dos Autodefensores acontece a cada 2 anos.
Atualmente, a APAE Belém possui como Autodefensores Titulares, Kassyo Matheus e Yasmin Tenório, e Silvana Pinheiro e Romeu Neto como Autodefensores Suplentes.