Em alusão ao Dia do Orgulho Autista, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém, participou de um evento em homenagem a data, realizado no auditório da Promotoria da Infância e Juventude, localizado no bairro da Cidade Velha, em Belém. Promovido pela 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosos de Belém, o encontro contou com a participação de diversos órgãos estaduais e municipais, além de instituições que trabalham na defesa das pessoas com deficiência.
Em primeiro lugar, quero agradecer a Promotora Elaine Castelo Branco pelo convite, ressaltar a relevância de um encontro como esse. É importantíssimo que possamos sentar e analisar o trabalho que estamos desenvolvendo para as pessoas com deficiência, neste caso para os autistas. Nós queremos que a sociedade se engaje cada vez mais, essa luta é de todos nós, destacou o presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho.
O presidente pontuou ainda que a APAE Belém está de portas abertas. Queria registrar que a APAE Belém sempre esteve e estará de portas abertas para receber qualquer pessoa que queira conhecer a instituição. Portanto, sintam-se à vontade para nos visitar e ver o trabalho que desenvolvemos com as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Durante o evento, a Promotora Elaine Castelo Branco homenageou quatro pessoas autistas, dentre elas Carolina Nery Nóbrega. Carolina é usuária da APAE Belém e desenvolve diversos trabalhos com pintura em quadros e artesanatos.
DIA DO ORGULHO AUTISTA
Aspies for Freedom é um grupo londrino de pessoas autistas, que em 2004, se organizou em torno da ideia de defender os direitos das pessoas com autismo. O dia 18 de junho ficou marcado para celebrar a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam.