A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu na última segunda-feira, dia 8, um Encontro de Integração do Bike APAE Legal.
O programa Bike APAE Belém utiliza bicicletas como atividade que favorecem o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A ação contou com um circuito, que foi desenvolvido de acordo com a habilidade dos participantes do programa. Além disso, os presentes participaram de aulas de alongamento e dança, promovido pela professora de educação física Sabrina Araújo. O grupo ‘Amiguinhas da APAE’, equipe formada por mães de atendidos, realizaram apresentação de step.
O PROGRAMA
O projeto iniciou em 2017 e tem como objetivo incentivar a prática do ciclismo, pretendendo assim, favorecer habilidades cognitivas, sensoriais, sociais e hábitos saudáveis no combate ao sedentarismo.
O projeto atende usuários a partir dos 6 anos de idade e em sua execução, as bicicletas são adaptadas para as necessidades dos usuários, utilizando-se bicicletas fixas; com apoios em ambos os lados; com apoio em um dos lados e finalmente sem apoio.
Ao longo dos anos, entre os turnos da manhã e tarde, todos os usuários tiveram ganhos significativos na socialização, interação, orientação espacial, coordenação motora, equilíbrio, atenção e concentração, na resolução de problemas, na qualidade de vida, dentre outros aspectos.