No último final de semana, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém foi sede de mais uma etapa do Festival Paralímpico 2023. O evento para pessoas com deficiência reuniu cerca de 100 jovens, com e sem deficiência. As modalidades disputadas foram vôlei sentado, atletismo, bocha e tênis de mesa.
“Estaremos sempre à disposição para que eventos assim aconteçam na nossa Instituição, sempre pautado na inclusão da pessoa com deficiência”, destacou a presidente da APAE Belém, Iza Feio de Paiva.
O presidente da Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes) ressaltou que o esporte é um dos pilares do movimento Apaeano. “Dentro das Apaes, nós temos o esporte como uma grande ferramenta de superação, sempre com destaque para as habilidades e potencialidades de cada atleta. Ter espaços como estes, nada mais é do que proporcionar locais que talvez muitas pessoas que participaram em todo o Brasil não teriam”, pontou o presidente da Feapaes, Emanoel O’ de Almeida Filho.
A quadra de esportes foi dividida em quatro seções onde as modalidades ocorreram de forma simultânea. Professores e instrutores auxiliaram as pessoas. Muitos familiares acompanharam as partidas e, até em alguns momentos, participaram das atividades.
O evento foi realizado de forma simultânea em 118 localidades espalhadas pelas 27 unidades federativas do país, abrangendo diferentes faixas-etárias.
O Festival, que se estendeu durante o período da manhã, ocorre no mês de setembro em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que ocorre no dia 21, e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, no dia 22.