Proporcionar uma visão ampla de práticas nos atendimentos, bem como contribuir para a melhoria na aprendizagem dos usuários. Este é o objetivo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém, por meio do Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino (IDIPE) da APAE Belém, em realizar a formação continuada para técnicos e mediadores do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).
O encontro contou com a participação das APAE do 1º Conselho Regional, que abrange Belém, Ananindeua, Marituba e Breves.
“É importante que os profissionais busquem capacitação e qualificação diária e o IDIPE, responsável pelo desenvolvimento técnico-científico da APAE Belém, oferece nesse processo atividades que agreguem conhecimento, possibilitando, por exemplo, a construção de estratégias de intervenção às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, como também propiciar a transmissão do trabalho realizado aqui na instituição à sociedade”, afirmou a gerente do Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino (IDIPE) da APAE Belém, Julliana Morgado.
CICLO DE PALESTRAS
Durante os dois dias de formação, especialistas foram convidados para contribuir com a formação. A abertura contou com a presença de Edrizia Rabelo e Edmilson Lima, fonoaudióloga e psicólogo, respectivamente. Os profissionais estão vinculados ao Centro de Referência em Inclusão Educacional (CRIE) "Gabriel Lima Mendes", que é ligado à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Na ocasião, explicaram sobre as implicações da CID 11 no Atendimento Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro do Autismo.
Em seguida, o doutor em Neurociência e Biologia Celular, João Bento Neto, falou sobre os efeitos moduladores do exercício físico sobre o sistema nervoso: perspectivas para pessoas com deficiência.
No segundo dia, a terapeuta ocupacional Débora Folha, discorreu sobre o protagonismo do atendido e família na identificação de demandas para intervenção terapêutica. Para finalizar, a psicóloga Margareth Carvalho, destacou a Nova Legislação 14.254/2021, TDAH, Dislexia e Transtorno de Aprendizagem.