A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém continua provendo ações alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023. Nesta quarta-feira, 23, as atividades abordaram games adaptados e um aulão de fitdance.
Pela manhã, o destaque foi o uso de jogos na inclusão digital. As palestrantes Vitória de Cássia e Alda de Cássia, ambas colaboradoras da APAE Belém, expuseram o projeto e desenvolvimento dos games. A experiência das profissionais, nas áreas de tecnologia da informação e terapeuta ocupacional, respectivamente, contribuiu para que os produtos fossem elaborados.
Já no período da tarde, os usuários e familiares participaram de um aulão de ritmos, com o professor Pedro Black. Na ocasião, a animação tomou conta dos participantes, que se divertiram ao som de vários ritmos como funk, pop, piseiro, dentre outros.
A SEMANA
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla entrou em vigor a partir da Lei 13.585/2017, que visa desenvolver ações para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combate ao preconceito e discriminação.
Neste ano, a Semana Nacional do Movimento Apaeano tem como tema “Conectar e somar para construir a inclusão”. A abordagem tem o objetivo de destacar a força da Era da Informação e o impacto que a tecnologia possui nas relações, seja na comunicação interpessoal ou digital.