A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém homenageou uma das pessoas mais importantes na história da Instituição ao longo dos 59 anos de fundação, a educadora e advogada Nazaré Cristo.
Foi entregue em mãos, uma placa de homenagem por todos os anos de dedicação e relevantes trabalhos para o Movimento Apaeano no município de Belém. Para representar o presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho, as colaboradas Vitória de Cássia e Deuza Sarmento presentearam a ex-presidente.
“A APAE Belém faz questão de reconhecer todos aqueles que construíram essa grande Instituição ao longo de todos esses anos. A professora Nazaré teve um papel fundamental para solidificar a APAE na comunidade, principalmente no início de tudo, onde enfrentávamos muitas dificuldades. Nazaré Cristo foi uma guerreira e merece todo o nosso reconhecimento”, pontuou o Emanoel.
O presidente destacou ainda que em 2022 a APAE Belém completa 60 anos e pretende reunir todas as pessoas que foram importantes para a Associação. “No próximo ano, vamos completar seis décadas de lutas pelos direitos das pessoas com deficiência aqui em Belém. Vamos reunir todos aqueles que fizeram e fazem a APAE, precisamos reconhecer o quão grande nos tornamos graças a todas essas pessoas”, disse.
A GUERREIRA – Nazaré Cristo Nascimento tornou-se uma das primeiras conselheiras apaeanas, em 1966. No ano de 1968, já como vice-presidente, começou uma campanha de sensibilização. Anos depois, chegou à presidência.
“Sensibilizar é uma ação ainda maior que a conscientização. Se a gente sensibilizar as pessoas, conseguimos um comprometimento maior por parte da comunidade e dos governos”, frisou Nazaré Cristo.
A professora recorda que apenas nos anos de 1980 o poder público passou a se dedicar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, implementando programas da atendimentos em parceria com instituições especializadas.