Janeiro é o mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. Por isso, a campanha “Janeiro Branco” tem como objetivo colocar o tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.
Assim como o corpo deve ser cuidado, a saúde mental também deve ser cultivada para que pessoas com deficiência consigam viver saudavelmente e socialmente como um todo. É importante salientar que estigmas, falta de acessibilidade e barreiras no contexto social são agravantes para quadros de desenvolvimento de doenças mentais.
Para isso, além de acompanhamento psicológico, políticas públicas que garantam acessibilidade também contribuem para o desenvolvimento emocional de pessoas com deficiência.
E quanto mais cedo se cuida da saúde mental, melhor para o desenvolvimento do indivíduo. As intervenções precoces têm se mostrado mais efetivas para tratar problemas de saúde mental, além de contribuírem para a promoção do desempenho acadêmico, na melhora de relacionamentos sociais com colegas e familiares, entre outros aspectos que podem ter consequências determinantes no decorrer da vida das pessoas.
De maneira ampla e geral, com a melhora de políticas públicas, amplia-se os processos inclusivos e a qualidade de vida de todos