A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu uma ação em alusão ao Maio Furta-Cor, que tem como tema “Saúde Mental Materna Importa’.
Na ação promovida pela APAE Belém, o tema foi “A importância do autocuidado para a saúde mental materna de mães atípicas “. O evento contou com a presença das representantes da campanha Camila Mota, Carla Melo e Arielly Assunção, que realizaram vivências de dança e relaxamento.
Na APAE Belém, a campanha foi promovida por meio do projeto “Tecendo Sentimentos”, sob a coordenação das professoras Angélica Gomes e Bruna Machado. De acordo com as coordenadoras, a ação “busca promover um espaço de diálogo, escuta e acolhimento para que mães dos alunos atendidos na APAE Belém possam olhar para si, conectar-se com outras mães e ter um tempo de qualidade, lazer e incentivo a práticas de autocuidado, a partir da proposta de rodas de conversa temáticas, vivências afetivas e trocas de experiências no grupo, visando o bem-estar emocional das participantes”.
O MAIO FURTA-COR
O Maio Furta-Cor é uma campanha que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A campanha é nacional e foi criada desde 2020. A ação realiza conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o mês das mães.
Os objetivos são: Sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna; Promover ações de conscientização em saúde mental materna baseadas em evidências científicas; Fomentar a construção de políticas públicas, que instituam o mês de maio como o mês de atenção à saúde mental materna.