O Desafio do Desfralde foi tema da palestra promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém, que teve como público-alvo pais e responsáveis de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O encontro, que contou com a participação da terapeuta ocupacional Vanessa Mendes, aconteceu nos dias 11 e 18 de março e contemplou faixas etárias diferentes.
A palestrante destacou que o processo é muito importante e pode gerar muitas dúvidas e ansiedade. “É importante não ter pressa para esse processo e envolver as crianças em situações lúdicas relacionadas ao uso do banheiro é uma alternativa. O desfralde tem vários aspectos que devem ser levados em consideração, como biológicos, emocionais e cognitivos, além de diálogos, alinhamentos e trocas de experiências são ações fundamentais”, enfatizou a terapeuta.
A profissional destacou algumas dicas que podem ajudar no processo, entre elas: tornar o banheiro um lugar comum e não aversivo; manter uma frequência na ida ao banheiro, aumenta as chances de a criança começar a fazer as necessidades no local; não brigar quando houver escapes, punições possuem efeitos colaterais e não ensinam comportamentos; manter a constância e paciência é o segredo para o sucesso.