A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu mais uma experiência alusiva a Semana de Visibilidade da Pessoa com Síndrome de Down e Autismo, com a realização de uma oficina de culinária. A atividade, conduzida no refeitório da instituição, proposta pelo Programa de Autogestão e Autodefensoria, assumiu a forma de uma oficina dinâmica, onde o usuário Luan Ferraz e a mãe, compartilharam sua paixão pela culinária ao ensinar uma deliciosa receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
O evento contou com a participação entusiasmada dos alunos e suas famílias, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor. A iniciativa não apenas proporcionou uma experiência gastronômica prazerosa, mas também serviu como um poderoso veículo para destacar as diversas capacidades, talentos e potencialidades dos usuários da APAE Belém.
Ao participarem ativamente da preparação do bolo, os atendidos demonstraram suas habilidades culinárias e sua capacidade de compartilhar conhecimentos com os demais. Além disso, a presença das famílias reforçou o apoio e o vínculo afetivo essencial para o desenvolvimento e a autoestima dos alunos.
A vivência culinária não apenas celebrou a diversidade, mas também evidenciou as diferentes possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e autogestão. Mais do que simplesmente conscientizar sobre a importância da inclusão, a atividade proporcionou uma experiência concreta de como todos podem contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
A vivência da culinária foi apenas uma das muitas maneiras pelas quais a instituição busca alcançar esse objetivo, inspirando comunidades a valorizar e celebrar a diversidade em todas as suas formas.