A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou, no último final de semana, na Usina da Paz, da Cabanagem, das Olimpíadas Regionais das APAEs.
O evento teve o objetivo de estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, por meio do esporte e lazer, em um ambiente competitivo.
Dezenas de alunos do 1º Conselho, que engloba as Apaes de Ananindeua, Belém, Breves e Marituba, mostraram suas habilidades em diversas modalidades esportivas, entre elas, atletismo, tênis de mesa, futsal, natação, dentre outros.
A cerimônia de abertura contou com a participação de presidentes de todas aa Apaes participantes. O presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho, falou sobre a importância do evento. “As olimpíadas é o ápice de todo um trabalho que é desenvolvido ao longo de vários anos e está no calendário de ações do Movimento Apaeano no Brasil. O resultado é apenas a consequência do esforço dos nossos profissionais de educação física, familiares e, claro, dos nossos alunos, que se dedicam muito aparentar o melhor deles”, pontou.
Para o coordenador estadual de esporte da Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-Pa), Jessé Vitor, destacou a importância das olimpíadas. “É um evento importante para os nossos alunos e que contribui para mostrar o talento que eles têm nas várias modalidades esportivas, além de mostrar pra sociedade que todos são capazes. É de grande valia vivenciarmos essa experiência junto com cada um deles”, disse.
O primeiro dia contou com o primeiro pódio da APAE Belém, o aluno Gideão Moraes conquistou o primeiro lugar no tênis de mesa. O evento contou ainda com a participação do grupo Corpo e Movimento, que apresentou o espetáculo ‘Piratas e o Baú da Morte’.