A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu uma ação importante para tirar dúvidas e orientar sobre os benefícios sociais disponíveis e o Cadastro Único. A palestra, organizada pelo Centro Especializado de Assistência Social (CEAS), foi uma demanda das próprias famílias.
O evento contou com a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Conselho Municipal Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) de Belém, Claudia Mácola (@claudiamacola), que forneceu informações importantes para garantir que os cidadãos tenham conhecimento dos programas sociais que têm direito.
Na ocasião, foi destacado a importância do Cadastro Único como o primeiro passo para acessar esses benefícios. O Cadastro Único é um registro que reúne informações sobre famílias de baixa renda, e é utilizado pelo governo para identificar e selecionar os beneficiários de diversos programas sociais.
Além disso, foram discutidos os critérios de elegibilidade para os diferentes benefícios, para que as famílias pudessem compreender se atendessem aos requisitos para receber auxílio. Dúvidas comuns, como prazos de inscrição, atualização de informações no Cadastro Único e renovação dos benefícios, também foram esclarecidas.
AÇÃO CADÚNICO
No próximo dia 9 de novembro, a partir da 8h, a APAE Belém, em parceria com o Comdac (@comdac.belem) e Fundação Papa João XXIII (@funpapaassistencia), vai promover uma ação para as famílias. Será realizado a inscrição e atualização do CadÚnico, além de palestra e orientação social.
- Quem pode ser inscrito(a) no Cadastro?
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
a) Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
b) Possuem renda mensal familiar total de até três salários;
c) Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;