No segundo dia de ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu palestras para familiares, técnicos e usuários.
Pela manhã, a doutora Madacilina Teixeira, médica neurologista, falou sobre o uso de aparelhos eletrônicos e o impacto no desenvolvimento da pessoa com deficiência. Na ocasião, foi destacado o uso excessivo de telas, bem como, definir regras de uso dos aparelhos.
“O avanço da tecnologia foi e é muito importante para o desenvolvimento das pessoas com deficiência. Entretanto, precisamos ressaltar alguns pontos, como a superexposição a eletrônicos. O uso excessivo pode causar déficit de atenção, atrasos cognitivos, distúrbios de aprendizado, aumento de impulsividade, diminuição de habilidade e, claro, os conteúdos que a internet disponibiliza. Os pais precisam ficar sempre atentos”, pontuou a médica neurologista.
Já no período da tarde, o tema do encontro destacou a importância das frutas na dieta de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As palestrantes Clara Beatriz e Luciane Brasil, orientaram os pais e usuários a cerca de uma alimentação saudável e variada, com a inclusão de frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas e proteínas.
“Uma alimentação balanceada é importante para o desenvolvimento e o crescimento da criança com o transtorno do espectro autista, além de ajudar a prevenir situações como prisão de ventre, deficiência de nutrientes, obesidade ou doenças cardiovasculares”, destacaram as profissionais.