O presidente da Associação de Pais e Amigos dois Excepcionais (APAE) Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho, participou da apresentação do Grupo de Trabalho para propor sugestões à Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do TRE-PA (CMA). O objetivo do grupo, é ampliar a comunicação dirigida às pessoas com deficiência intelectual e autismo.
“É muito importante que a gente tenha formado esse grupo de trabalho para sugerir alguns pontos ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará. As pessoas com deficiência também têm o direito do voto, isso a Lei Brasileira de Inclusão deixa muito claro, que eles têm o direito de participar da vida pública e política em igualdade de condições. Nos reunimos para debater ações que possam, cada vez mais, incluir as pessoas com deficiência nesse importante exercício da cidadania, que é votar”, destacou o presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho.
Coordenado Juiz Eleitoral da 14° Zona Eleitoral do Pará, Dr. Charles Claudino Fernandes, o grupo tem como membros, Emanoel O’ de Almeida Filho, representante da APAE Belém e da Federação das APAEs (FEAPAES) do Estado do Pará; Flávia Marçal Araújo, membro do Grupo de Trabalho do Estado do Pará para Políticas voltadas à Pessoa com Autismo e Coordenadora do Projeto TEA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Renato Holanda Alves, Analista Judiciário do TRE-PA, na condição de Secretário; Ricardo Lima Vieira, Técnico Judiciário do TRE-PA, na condição de Secretário substituto; Márcio Moreira Queiroz, Técnico Judiciário do TRE-PA; e Kariny Fidelix Franco, Analista Judiciário do TRE-PA, lotada no Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão.
Além das sugestões dos membros do grupo, a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do TRE-PA (CMA) contou a contribuição de Willian Chimura, pessoa com autismo, e Adnilson Marins, pessoas com paralisia cerebral. Os convidados puderam relatar as maiores dificuldades em exercer o direito do voto e sugeriram algumas soluções.
Após três reuniões, o grupo redigiu o relatório final, que foi entregue à Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do TRE-PA. Dentre as sugestões, está: A implantação do Disque-Inclusão, com foco no dia das Eleições; A realização de treinamento voltado aos Mesários, Servidores e Juízes Eleitorais e A elaboração de um Plano de Comunicação, direcionado ao Eleitor, pessoa com deficiência.