A convite do Ponto de Apoio, usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participaram, neste sábado (25), no Parque Estadual do Utinga, da #42 Edição do Projeto, que garante Passeio Ciclístico em bicicletas adaptadas. A ação foi alusiva ao mês da Síndrome de Down.
A ação garante aos usuários atendidos possibilidades de inclusão, além do contato com a natureza e interação com os voluntários e frequentadores do Parque.
"Essa iniciativa irá proporcionar aos nossos usuários uma possibilidade de novas experiências cognitivas, além de garantir um momento único de lazer, socialização, fortalecimento de vínculos e inclusão social", destacou Ana Carolina Salomão, coordenadora do Centro Especializado de Assistência Social (CEAS).
Já o professor de educação física da APAE Belém, Jessé Vitor, destacou a importância da ação para a saúde e bem-estar. “Pedalar traz mais autonomia, concentração, além de fortalecer os músculos das pernas, coxas, abdômen e braços. Praticar essa atividade também ajuda a reduzir o estresse e a manter o corpo menos tensionado. Assim, corpo e mente vão agradecer pelo exercício”.
O PROJETO
O Ponto de Apoio teve início em junho de 2018 e já beneficiou milhares de centenas pessoas. A primeira edição, ainda de forma experimental, contou com três bicicletas e um pouco mais de 30 voluntários. Hoje são oito bikes, sendo uma de apoio, e cerca de 80 voluntários fixos cadastrados.
Os passeios duram cerca de 45 minutos, ida e volta, pela trilha principal do Parque.