A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou, no período de 7 a 11 de novembro, do teste piloto do aplicativo APAE Brasil. A ação contou com a parceira entre a APAE Brasil, Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA) e Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino (IDIPE) da APAE Belém.
A APAE Belém foi a primeira Instituição da Rede Apae Brasil a receber o teste piloto, que contou com participação dos profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, ensino e pesquisa.
O aplicativo, considerado pioneiro e inovador, será uma ferramenta ofertada para todas as Apaes e terá, dentre as funcionalidades, agendamentos de reuniões, gerenciamento de lista de espera, cadastro dos usuários, dentre outras.
Além disso, a ferramenta vai garantir elaboração de atendimentos individualizados, o que vai permitir maior adequação dos profissionais nas necessidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O teste foi repassado pelos profissionais Kahena Bizzotto, assistente social e especialista em Saúde, e Diego Ferreira Lima Silva, fisioterapeuta e doutorando em Saúde Coletiva. A capacitação ainda contou com o acompanhamento remoto de Laura Gontijo, pesquisadora da APAE Brasil.