Usuários da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém, receberam na quadra poliesportiva da instituição, as ações do projeto Guarda Amigo da Escola, realizado pela Guarda Municipal de Belém. O objetivo do projeto é estreitar a relação da corporação com a comunidade em geral, além de ações educativas, conservação e proteção do patrimônio público.
Cerca de 200 pessoas, entre usuários, pais e responsáveis, e funcionários, participaram das atividades do projeto.
A programação teve início com a banda de música da Guarda Municipal, que tocou os hinos Nacional e de Belém, além de ritmos locais, como o carimbó. Após a apresentação, o maestro exibiu e explicou a funcionalidade dos instrumentos musicais da banda.
Um dos momentos mais aguardado foi a participação do Grupamento de Ações Táticas com Cães, que demostrou formas de abordagem e a utilização de um cão para identificar entorpecentes. A apresentação contou com a ajuda das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Para a coordenadora do projeto, Danielle Cardias, a ação visa aproximar a guarda das pessoas. É muito importante que a gente possa mostrar que a guarda não faz apenas um trabalho repressivo. Nós temos um trabalho preventivo e de acolhimento da comunidade em geral. Por isso é necessário ter aproximação.
O projeto – Desde sua criação, no ano de 2014, o projeto Guarda Amigo da Escola já visitou diversas escolas, repartições, locais públicos e privados. A ação desenvolvida é especifica e planejada de acordo com o público do local onde serão feitas as apresentações. As ações consistem em apresentação da banda, palestras, peças teatrais e dos cães.