2021 foi ano de APAE Belém na rua com muitas ações e parcerias com o poder público.
Em agosto, no mês da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, alunos, pais e profissionais foram às praças informar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência. No mesmo mês, a parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) levou cidadania a pessoas com deficiência.
Já no mês de setembro, alunos da instituição conhecem o Bosque Rodrigues Alves, através do projeto “Portas Abertas”, uma colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Ainda nesse mês, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21, foi marcado por ação solene na Câmara dos Vereadores de Belém e apresentação do espaço de música da APAE Belém no CENTUR.
No dia das crianças, 12 de outubro, o projeto “Nas Nuvens” trouxe para a instituição um contador de histórias, que desenvolveu a atividade para atendidos e pais, além de contar a história do livro “Fubá”, de autoria da escritora Tatiana Kauss. Ao final, o Shopping Boulevard doou os livros para os usuários presentes.
Não parou por aí. Também no mês de outubro, profissionais de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e terapeuta ocupacional da APAE Belém realizam ação com alunos no Porto Futuro visando otimizar o desenvolvimento global das crianças, com estímulos aos aspectos motores, cognitivos, vestibulares, emocionais e comunicacionais, além de proporcionar momentos de liberdade, explorar espaços e novas amizades.