A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém recebeu recentemente uma comissão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, formada pelas assessoras do cerimonial, Patricia Saboya e Lorena Barata, e pela gestora de sustentabilidade ambiental e social, Lísia Dias. O encontro resultou na formalização de uma parceria significativa, com o objetivo de promover ações inclusivas em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, anualmente lembrado no dia 21 de março.
A parceria prevê a realização de uma série de ações, incluindo o atendimento itinerante do Núcleo de Atendimento ao Eleitor, além do TER Acessível e o programa Eleitor do Futuro, ambos conduzidos pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). A iniciativa visa garantir que eleitores com deficiência, especialmente aqueles com Síndrome de Down, tenham acesso facilitado aos serviços eleitorais.
Além disso, a APAE Belém se colocou à disposição do TRE para encaminhar um profissional especializado que possa ministrar uma palestra de orientação para os atendentes do Núcleo de Atendimento ao Eleitor. O objetivo é proporcionar capacitação sobre como oferecer um atendimento mais inclusivo e adequado às pessoas com deficiência, promovendo um ambiente de respeito e compreensão durante o processo eleitoral.
Essa parceria simboliza um importante passo em direção à inclusão social, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas deficiências, tenham plena participação nos processos cívicos e sociais, como o voto. As ações, que têm o apoio de ambas as instituições, são um reflexo do compromisso com a igualdade de direitos e o respeito à diversidade.