A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu, na última sexta-feira, 19, uma reunião institucional e famílias. O encontro contou com a presença de pais e responsáveis, que tiveram a oportunidade de visualizar as ações desenvolvidas pelas Instituição até o momento e as perspectivas para a finalização do ano, bem como as atividades para o ano de 2022.
O presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho, e a Coordenadora da Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (CAMS), Madacilina Teixeira, pontuaram o término do projeto "Ir Além" financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde.
“O Pronas é um programa muito importante para que possamos ampliar os atendimentos para o nosso público, que são pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Após dois anos, estamos encerrando o primeiro Pronas, dos três que temos aqui na Instituição, e posso dizer que os profissionais que compuseram esse projeto contribuíram muito para o desenvolvimento dos nossos atendidos”, destacou o presidente da APAE Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho.
Para a coordenadora do CAMS, Madacilina Teixeira, o Pronas garante o desenvolvimento dos usuários e das famílias. “Esse Programa oferece ao nosso público um serviço de habilitação e reabilitação, a partir de um atendimento multidisciplinar, promovendo ganhos significativos. É importante ressaltar que, mesmo com o encerramento desse programa, os atendidos por esses profissionais serão remanejados para outros atendimento e atividades que já estão em desenvolvimento. Eles não ficaram desassistidos”, pontuou a médica.
O projeto "Ir Além", executado pela APAE Belém, tinha como objetivo central ampliar atendimentos de fonoaudiologia, fisioterapia, integração sensorial, clínica médica e nutrição. Por meio deste projeto foi possível ampliar a capacidade de realizar, aproximadamente, cinco mil novos atendimentos.
O PRONAS – O programa tem a finalidade de captar e canalizar recursos destinados a estimular e desenvolver a prevenção e a reabilitação da Pessoa com Deficiência (PCD), compreendendo a promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação, em todo o ciclo de vida.
O programa prevê a realização de ações e serviços de reabilitação e tratamento das pessoas com deficiências físicas, motoras, auditivas, visuais, mentais, intelectuais, múltiplas e de autismo.
As ações e os serviços apoiados com as doações e os patrocínios captados por meio do PRONAS/PCD compreendem a prestação de serviços médico-assistenciais; a formação, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis; e a realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais relativas à reabilitação de PCD.