Seguindo com as ações da Semana de Visibilidade da Pessoa com Síndrome de Down e Autismo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu rodas de conversas na instituição.
A iniciativa, a marcada pela busca da participação cidadã e o fortalecimento de politicas socais, abordou temas importantes como a autuação do Conselho Tutelar e a Educação de Jovens e Adultos.
ATUAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com atuação preventiva e corretiva diante de situação de violação de direitos. Na ocasião, o conselheiro Benilson Silva destacou a importância dos Conselhos.
“O Conselho Tutelar é uma instituição essencial para a proteção e promoção dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Nossa missão vai além de simplesmente atender denúncias de violações desses direitos; estamos aqui para prevenir, orientar, encaminhar e, quando necessário, intervir em situações de vulnerabilidade e risco”, pontuou.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A educação de jovens e adultos também foi tema do bate papo entre usuários, familiares, profissionais da APAE e os convidados para a roda de conversa.
Convidados pela APAE Belém, Antônio Jorge Gualberto e Israel Gutemberg da Silva, ressaltaram as politicas públicas que incentivam a permanência e conclusão dos estudos.
“Garantir que os jovens e adultos concluam os estudos deve ser prioridade para todos nós, isso proporciona oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, ressaltamos a necessidade de uma educação de qualidade, que considere as especificidades e os desafios enfrentados por esse público, muitas vezes inserido em contextos de vulnerabilidade social”, disseram.