Romeu Neto tem 36 anos e possui duas grandes paixões: a poesia e o turismo.
Sempre contando com o estímulo de sua família, Romeu desenvolveu o gosto por poesia desde muito cedo, aos 5 anos de idade. Entusiasta da literatura brasileira, ele retrata, em seus escritos, temas como amor, solidão, violência. O trabalho como poeta e escritor já rendeu dois livros: Água de Algodão (2001) e Ventos Mergulhantes (2006).
Quem acompanha a TV Apae Belém, sabe que Romeu é um grande estudioso do turismo regional. Na plataforma da instituição, ele apresenta o “Vamos Turistar”, programa que aborda patrimo?nio histo?rico, pontos turi?sticos, culina?ria e curiosidades da capital do Pará. Em 2015, por meio do projeto Apae Tur, ele comandou os autodefensores de vinte municípios paraenses em uma visita turística por Belém.
Um outro marco de sua trajetória foi o lançamento, em 2018, do documentário “Unidos Venceremos o Preconceito - Histórias de Superação”. Nele, Romeu utilizou da ferramenta audiovisual para mostrar histórias de seis pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que superaram dificuldades e limitações com o apoio das famílias, dos amigos e com uma educação adequada. A solenidade de lançamento ocorreu no tradicional Cine Olympia com a presença do prefeito de Belém da época, Zenaldo Coutinho.
Romeu também se engaja na luta pelos direitos da Pessoa Com Deficiência. Hoje, na suplência de autodefensor da APAE Belém, ele contribui com a missão de defender os interesses dos demais colegas das Apaes, sugerindo ações de aperfeiçoamento.
Ele, assim como os demais colegas apresentados durante esta semana especial da Síndrome de Down, é um exemplo de representatividade nos mais diversos âmbitos. Com sua história de vida e de luta em defesa da inclusão, Romeu só reforça que o lugar da pessoa com deficiência, é onde ela quiser.